// COMO EVITAR OS PONTOS CEGOS DOS AUTOMÓVEIS

COMO EVITAR OS PONTOS CEGOS DOS AUTOMÓVEIS

18/07/2016 16:07
Pilotagem no frio 1

COMO EVITAR OS PONTOS CEGOS DOS AUTOMÓVEIS

A indústria automobilística tem investido muito em pesquisas para melhorar cada vez mais a visibilidade do motorista quando ao volante. Mas mesmo com todo esse investimento os atuais veículos de quatro rodas ainda apresentam pontos cegos que se transformam em verdadeiras armadilhas para nós motociclistas. Então, como falar em segurança nunca é demais, vamos abordar mais uma vez o tema Ponto Cego, que é uma das frequentes causas de acidentes envolvendo motociclistas.

Em grandes centros urbanos cenas de acidentes com motocicletas são comuns. Esteja atento e evite riscos
Evitando os pontos cegos dos carros você pilotará com mais segurança – imagem de arquivo
Os melhores aliados do motorista para ver o que está acontecendo ao redor do seu veículo são os retrovisores, desde que estejam regulados corretamente. Caso contrário – espelhos desregulados, eles podem diminuir consideravelmente a visibilidade e aumentar as chances de acidentes, especialmente em mudanças de faixa.

Nas motocicletas também existem regulagens corretas para os espelhos retrovisores. Inverter a posição dos espelhos não é uma alternativa inteligente. Muitas vezes os motociclistas colocam os espelhos na posição vertical para diminuir a largura da moto, o que em tese facilita a passagem nos corredores entre os carros no trânsito. Porém, ao alterar a posição dos retrovisores da horizontal para a vertical, o condutor perde 39% da visão do lado esquerdo e 27% do lado direito.

Mesmo regulando corretamente os retrovisores da moto, temos que ter em mente que nem todos os motoristas regulam corretamente os retrovisores dos seus veículos, e por isso cabe a nós motociclistas ter em mente essa realidade e evitar os pontos cegos para o motoristas – veja na figura abaixo onde estão os pontos cegos da maioria dos veículos.

Os pontos cegos dos veículos
Essa regra vale também para ônibus e caminhões, lembrando que nesses os motoristas não têm visão para trás do veículo
Essa regra vale também para ônibus e caminhões, lembrando que nesses os motoristas não têm visão para trás do veículo
Garantindo estar sendo visto pelos motoristas dos carros que trafegam ao seu redor, com estas providências simples, você estará menos sujeitos a ser “fechado” por um carro cujo motorista não havia percebido a sua presença em posição vulnerável. Faça a sua parte no trânsito, com isso você só terá benefícios à sua segurança e à de que vai na sua garupa.

Por Mário Sérgio Figueredo, http://www.motonline.com.br/